Deputado Dr. Leonardo reforça pedidos e requerimentos do prefeito Ivan Jr junto ao governo do estado.

Leonardo da Vinci Lima NogueiraAtendendo a solicitação do seu grupo de apoio em Assu, composto por: Sérgio Rocha, Cacá, Nubia, Zon e Antonio José, o deputado Leonardo Nogueira reforça e requer varios pleitos para o Assu e todo o vale, visando o desenvolvimento da região e principalmente da nossa cidade por ser o municipio polo do vale do Açu; desta forma contribuindo com a administração do prefeito Ivan Lopes Junior e retribuindo assim o apoio e votação recebida no ultimo pleito. veja materia em sua integra publicada na Gazeta do Oeste. 
Dr. Leonardo requer duplicação da pista de entrada de Assú e o desassoreamento Rio Piranhas-Assu
Parlamentar também requereu projeto de turismo sustentável para o Vale do Açú
Seguindo a agenda de atendimento às reivindicações dos municípios através de seu mandato, o deputado estadual Leonardo Nogueira enviou, esta semana, três requerimentos, solicitando obras de grande importância para Assú. O parlamentar solicitou à Secretaria de Infra-estrutura e ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a duplicação da primeira entrada da cidade, no trecho que liga a BR 304 à Avenida João Celso Filho; à secretaria de Turismo, a elaboração e implantação de um projeto de turismo sustentável para o Vale do Açú; e também à pasta da Infraestrutura juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos e à Companhia de Águas e Esgotos do RN – CAERN, a intervenção junto ao Ministério da Integração Nacional, para que seja feito o desassoreamento do Rio Piranhas-Assu.
Para Dr. Leonardo, Assú vivencia, nos últimos anos, um crescimento sócio-econômico e populacional nunca antes visto em sua história, o que exige investimentos em infra-estrutura. “A obra de duplicação do trecho de entrada da cidade vai beneficiar não somente os motoristas e pedestres, bem como os comerciantes da região, por esta pista ser uma das de maior movimentação, além de ser o acesso principal da cidade”, justifica o parlamentar. “Solicitei, além da duplicação, a sinalização adequada, para evitar acidentes e possibilitar um fluxo ainda maior de veículos”, informou. “Os benefícios dessa obra de infra-estrutura, Assu só vai ser vista no futuro próximo, porque ela não representará apenas o embelezamento da cidade, mas implicará também na melhoria da qualidade de vida da população, fazendo com que seus munícipes tenham orgulho de ter uma cidade organizada e moderna, para dignamente dar boas vindas aos visitantes”, completou.
Quanto ao desassoreamento do Piranhas-Assu, o deputado ressaltou em seu requerimento à Semarh e à Caern, que o rio está num avançado processo de assoreamento, em virtude de práticas agrícolas irresponsáveis e da retirada de areia para a construção civil.
No Brasil, o assoreamento é uma das maiores causas de morte de rios, devido à redução de profundidade. Os processos erosivos, causados pelas águas, ventos e processos químicos, antrópicos e físicos, desagregam solos e rochas formando sedimentos que serão transportados. O depósito destes sedimentos constitui o fenômeno do assoreamento.
“O desassoreamento vai revitalizar o Rio Piranhas-Assu e evitar que, na época da sua cheia, a população ribeirinha sofra as consequências dessa intempérie, além de contribuir também para aos trabalhos preventivos das defesas civis nacional, estaduais e municipais”, explicou o parlamentar.
O Piranhas-Açu banha a Paraíba e o Rio Grande do Norte. Conhecido simplesmente como Rio Piranhas, na Paraíba, recebe o nome de Rio Açu após passar pela Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu, no Rio Grande do Norte. O manancial apresenta a maior bacia hidrográfica do Estado potiguar, ocupando uma superfície de 17.500 km², correspondendo a 32,8 % do território estadual, onde são encontrados 1.112 açudes. Na Paraíba, a bacia ocupa mais de 50% do território.
Potencial Turístico do Vale do Açú
Sobre o projeto de turismo sustentável para o Vale do Açú, que requereu à Secretaria de Turismo do Estado, Dr. Leonardo defendeu que a região possui uma quantidade considerável de atrativos turísticos naturais, capaz de atender a uma demanda também considerável de visitantes, sendo o projeto solicitado de extrema importância para que a região seja dotada de infra-estrutura básica e atraente para desenvolver a atividade turística com segurança e sustentabilidade.
Em pronunciamento feito esta semana, no plenário da Assembleia Legislativa, o deputado reafirmou o compromisso de seu mandato com a região.
“Defenderei e lutarei pelas seguintes propostas: reestruturação do sistema produtivo, que hoje é baseado nos grupos empresariais, para sistemas produtivos para pequenos grupos, assistidos e financiados pelo governo; apoio financeiro e capacitação para as famílias aproveitarem melhor as áreas irrigadas e profissionalizar a produção; desassoreamento do Rio Piranhas/Açu, para evitar as enchentes que atingem a população ribeirinha; construção da Barragem de Oiticicas, para evitar enchentes no Vale do Açú; projetos na área de turismo para aproveitamento das belezas naturais da região; desenvolvimento de projetos modernos para melhor aproveitamento das águas da barragem em prol da população mais carente que vive do rio”, enumerou.
“Precisamos, dentro da área econômica, enfatizar a necessidade de implementar medidas que promovam melhor distribuição de renda e que aumente o poder aquisitivo da população que ali reside. Desta forma, requeri à governadora que seja feita a intervenção junto ao Governo Federal, para a implantação do Parque Aquícola do Vale do Açu”, anunciou o deputado, finalizando.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM FAZ O OUTRO DESMANCHA

Assu