Craque, líder, na berlinda... Quem é quem na seleção de Mano Menezes

Na 43ª edição da Copa América, o Brasil tem a chance de, pela primeira vez na história, ser tricampeão do torneio continental (ganhou em 2004 e 2007). Mais do que isso, pode faturar o primeiro título de expressão na casa da arquirrival Argentina.

Será o maior período de treinamentos e jogos desde que Mano Menezes assumiu o comando da seleção pentacampeã mundial , em julho de 2010. O treinador ainda não conseguiu vencer uma seleção de ponta (perdeu para Argentina e França e empatou com a Holanda), e a Copa América pode consolidar o processo de renovação que implantou após o Mundial da África do Sul, ou causar uma desconfiança sobre o seu trabalho.

O
UOL Esporte elegeu cinco características da seleção brasileira para o torneio. Confira:

O CRAQUE: NEYMAR

Marcelo Sayao/EFE
De 2010 para cá, o atacante de 19 anos conquistou cinco títulos (quatro pelo Santos e um pela seleção sub-20) e é apontado como a principal aposta da nova geração do futebol brasileiro. Até mesmo o fenômeno Ronaldo escolheu Neymar como o seu substituto com a amarelinha. Em cinco jogos sob o comando de Mano Menezes, anotou três gols e tem na Copa América o seu primeiro grande desafio.

Toda imprensa internacional está de olho nele, devido ao interesse de Real Madrid, Chelsea e Barcelona. Ganso, parceiro de clube, é seu principal aliado na frente.

O LÍDER: LÚCIO

Mowa Press
Aos 33 anos, é o único remanescente do pentacampeonato mundial, conquistado em 2002. Escolhido por Mano Menezes para ser o capitão da equipe neste momento de reformulação, é um dos atletas que mais orientam seus companheiros dentro e fora de campo, assim como o goleiro Julio Cesar.

"Ouço questionamentos sobre o Lucio e o Julio Cesar por causa da idade, mas penso que são importantes como referências para quem chega. Entendo que estamos no caminho certo", opinou o treinador.

O 'CARREGADOR DE PIANO': LUCAS LEIVA

Mowa Press
Homem de confiança de Mano Menezes desde os tempos de Grêmio, Lucas é o cão de guarda da defesa brasileira. "A minha função é mais defensiva do que a do Ramires. Sou responsável pela proteção à zaga", comentou o camisa 5, citando o outro volante, que pode sair mais para o jogo.

O atleta de 24 anos atuou nos oito amistosos disputados após a Copa do Mundo e é titular absoluto. "O Mano me lançou no futebol, trabalhamos quase três anos no Grêmio, é normal me colocarem como jogador da confiança dele", observou o meio-campista do Liverpool.

FIQUE DE OLHO: O ESQUEMA TÁTICO 4-3-3 E 4-2-3-1

Marcelo Sayão/EFE
O esquema tático adotado por Mano Menezes é considerado o mais moderno no futebol europeu. É o mesmo que o treinador utilizou no Corinthians, durante as conquistas do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil, em 2009. Pato é o homem de frente centralizado, com Neymar e Robinho pelas pontas e Ganso no meio. Um 4-3-3 com a bola que vira 4-2-3-1 sem.

"É como se vê muita gente jogando na Europa. Existe a necessidade dos homens de flanco acompanharem o retorno dos laterais no mínimo até o meio-campo. É um sacrifício necessário", analisou Mano.

NA BERLINDA: ROBINHO

Mowa Press
Presente nas duas últimas Copas do Mundo, Robinho foi um dos escolhidos por Mano para liderar o processo de renovação após a saída de Dunga. O atleta de 27 anos, porém, tem sido o mais questionado por torcedores e por parte da imprensa. Participou de sete amistosos e não balançou as redes.

Em caso de fracasso do Brasil na Argentina, corre o risco de ser apontado como um dos culpados, embora conte com a confiança do treinador. "Não é possível que todos tenhamos nos enganado durante todo esse tempo", disse Mano, sobre as dúvidas em relação ao atacante do Milan.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM FAZ O OUTRO DESMANCHA

Assu